Skip to content

Etnia Kayapó está na Semana dos Povos Indígenas com quase 4 mil representantes

17/04/2012

Duas balsas, 15 barcos e 20 lanchas (voadeiras), conduzindo índios de 15 aldeias da etnia Kayapó, ancoraram no trapiche da sede municipal de São Félix do Xingu, no sul do Pará, no final da tarde desta segunda-feira (16). Cerca de 4 mil índios estão no município para participar da quarta edição da Semana dos Povos Indígenas, evento que será aberto nesta terça-feira (17). Os participantes são oriundos de aldeias próximas aos rios Xingu e Fresco, distantes cerca de 10 horas de barco da cidade.

Cerca de quatro mil índios estão no município para participar da quarta edição da Semana dos Povos Indígenas que inicia nesta terça-feira, 17. Duas balsas, 15 barcos e 20 voadeiras trazendo índios de 15 aldeias da etnia Kayapó, ancoraram no trapiche da cidade de São Félix do Xingu, localizada na região Sul do Pará, no final da tarde desta segunda-feira, 16. FOTO: CRISTINO MARTINS/ AG. PARÁ

Moradores, turistas e jornalistas, da imprensa nacional e internacional, acompanharam a chegada dos índios. Ao descerem das embarcações, os representantes de cada aldeia apresentaram seus rituais, com danças e cantos. Enfileirados e de mãos dadas, os índios entraram na cidade sempre com o cacique da tribo à frente. Mulheres e crianças vieram em seguida, e por último os homens. “Cada aldeia tem a sua dança e a sua própria música. A dança logo na chegada da cidade é uma forma de apresentar para a população uma prévia do que será mostrado durante a semana indígena”, explica Mydjere Kayapó, um dos organizadores do evento.

Após a apresentação das danças, os índios retornaram às embarcações para retirar as bagagens. As mulheres, mesmo segurando os filhos no colo, carregam os objetos mais pesados. “Os homens devem sempre ficar com as mãos desocupadas por uma questão de proteção. Eles geralmente carregam as armas, como arco e flecha, para proteger a mulher e os filhos no caso de algum perigo”, esclarece o líder na Nação Kayapó, Akiaboro Kayapó.

Valorização – Para ele, a Semana dos Povos Indígenas tem como principal objetivo preservar e divulgar as tradições e os costumes dos Kayapó. “Não podemos perder o nosso costume e deixar que a nossa tradição seja esquecida. Os índios têm uma importância imensa para o mundo, e isto precisa ser valorizado”, enfatiza.

Todos os índios trazem no corpo pinturas em linhas geométricas. Para fazer a tintura, eles utilizam o miolo da fruta jenipapo, água e carvão. A pintura pode durar entre 8 e 10 dias, e a aplicação é feita com um estilete, feito de nervura de palmeira ou bambu. “Geralmente os desenhos são peixes, aves, jabutis, antas e outros elementos da natureza”, ressalta Mydjere.

Além de ser uma expressão da arte indígena, a pintura é utilizada para comemorar alguma festividade ou quando nasce o primeiro filho. As mulheres Kayapó devem pintar as crianças ainda nos primeiros 15 dias de vida.

Programação – As atividades esportivas e culturais iniciam na manhã desta terça-feira (17) e prosseguem até quinta-feira (19), quando é comemorado o Dia do Índio. Pela manhã, os atletas participarão de competições, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino e vôlei masculino, além de arco e flecha, dama, sinuca e cabo de guerra. À noite serão realizadas as atividades culturais, com a apresentação de cantores indígenas e o concurso para a escolha da Miss Kayapó 2012.

Nos dias 18 e 19, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), emitirá documentos de identidade e carteiras de trabalho. A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) também participará do evento, promovendo para a comunidade local e moradores das aldeias o projeto de Oficinas de Mídia Popular “Biizu”, com oficinas de web, audiovisual, fotografia, rádio, desenho e grafite.

Texto: Bruna Campos – Secom

About these ads

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 476 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: